Princesa Leopoldina Assume a Regência do Brasil

 


Sessão do Conselho de Estado

Em 13 de agosto de 1822, um episódio histórico marcou o comando político do Brasil. Devido à viagem do príncipe regente D. Pedro a São Paulo, sua esposa, a arquiduquesa austríaca D. Leopoldina, foi oficialmente nomeada regente, assumindo a chefia do governo durante a ausência do marido.

O contexto era de grande tensão: as relações entre Brasil e Portugal estavam em um ponto crítico, e decisões urgentes precisavam ser tomadas para definir o destino da nação. No dia 2 de setembro de 1822, no Palácio de São Cristóvão, D. Leopoldina presidiu o Conselho de Estado. Munida das informações recebidas de Portugal, que indicavam ameaças ao projeto de autonomia brasileira, ela liderou a deliberação que decidiu pelo envio de despachos a D. Pedro em São Paulo.

Esses documentos, acompanhados de cartas escritas por ela e por José Bonifácio, então ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros, insistiam para que o príncipe rompesse definitivamente com Portugal e proclamasse a Independência. A ação de D. Leopoldina foi determinante: poucos dias depois, em 7 de setembro, às margens do rio Ipiranga, D. Pedro declararia a Independência do Brasil.

________________________
Referência de Imagem:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Maria_Leopoldina_regent.jpg


Comentários